terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Os desafios sociais de trabalhar pela internet: "mas você não trabalha?"


Os desafios sociais de trabalhar pela internet: "mas você não trabalha?"

De repente, sua vida foi transformada e você começou a trabalhar pela internet? Conseguiu sair da "roda de ratos" que move o capitalismo e faz as pessoas serem escravas de casa própria, de locais fixos, de horários, de chefes e de empresas? Ganha mais do que todos que você conhece, mas eles não conseguem entender de onde você tira dinheiro e continuam insistindo que isso não é trabalho? Perde, pelo menos, 1 hora explicando para alguém o que você faz? As pessoas pensam que você ganha dinheiro de maneira ilícita ou que você se prostitui? Bem-vindo ao Novo Mundo de trabalho virtual. 

Primeiramente, acho que você não precisa provar nada para essas pessoas, e é muito bom que elas não saibam que a internet é um mercado de oportunidades muito promissor. E informar para alguém que você trabalha dessa maneira chega a ser um incômodo, porque a maioria das pessoas sonha em não ter um chefe e conseguir desenvolver um negócio próprio pela internet, ou seja, elas sonham ser como você e não são ou não conseguem ser. Mas, muito pelo contrário do que parece, elas também não sabem que trabalhar pela internet não é sinônimo de vida fácil, muito pelo contrário, fora os riscos de ser empresário hoje e os altos impostos que o governo cobra de nos empresários. As pessoas não gostam de ouvir essas histórias de vida, porque quase todas elas vivem presas a si mesmas. Repentinamente, aparece alguém que não tem de ser mandado e tem certas vantagens por trabalho em casa e elas não,  isso incomoda muita gente. O melhor a fazer é ficar calado, não comentar, até porque isso mantém as pessoas alienadas no mundo delas, impedindo que elas comecem a empreender pela internet.

Dependendo de seu negócio, é importante ter um contador para auxiliá-lo com as suas finanças e gerar documentos que comprovem a sua renda. De outra maneira, você não conseguirá nem abrir uma conta no banco... Há, ainda, muitas barreiras sociais para empresários no Brasil, especialmente, pequenos e médios empresários. Na verdade, ser empresário é tão complicado, ainda mais para quem empreende pela internet, que muitos preferem ter um emprego com salário fixo a correr risco com a tão temida "instabilidade". Na verdade, as pessoas não estão preparadas financeiramente para viver em um, dois, cinco ou dez anos. Elas se programam em curto prazo e só conseguem viver com aquilo que elas ganham mensalmente e com o décimo terceiro.

Para variar, a escola não traz nenhuma reflexão nesse sentido. Ser empresário acaba sendo uma atitude de autoconhecimento, não é por acaso que existem tantos livros de autoajuda no Brasil em relação a finanças pessoais, porque as pessoas não se planejam para viver. É por essa razão que produtos são vendidos em tantas vezes com ou sem juros e por essa mesma razão que as pessoas não saem de "bolas" de dívidas, vivendo, apenas, para o imediato, para o momento presente, esquecem-se de poupar e de planejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário